Foi a partir desse questionamento que as startups UXMed e Milênio Bus desenvolveram um dispositivo de controle de aglomeração, o MedFlow, unindo inteligência artificial e tecnologia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), evitar aglomeração e manter o distanciamento social é uma das formas mais eficazes de controlar a Covid-19. O serviço MedFlow foi desenvolvido justamente para manter as clínicas e consultórios mais seguros para receber os pacientes.

Com a ajuda de um algoritmo de reconhecimento de presença, o MedFlow mede em tempo real o nível de aglomeração de um estabelecimento. Dessa forma, garante ao paciente uma fila virtual a partir de um QR Code, com a opção de aguardar na própria recepção ou esperar em outro local pelo seu atendimento, até que a sala de espera esteja mais vazia.

O Downtown OftalmoCenter foi a primeira clínica do Rio de Janeiro a implementar o dispositivo, com o objetivo de oferecer maior segurança, conforto e tranquilidade a seus paciente nesse período tão desafiador da pandemia da Covid-19. “A ideia é proporcionar aos pacientes e acompanhantes um maior cuidado nesse momento, garantindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos oficiais de saúde, como a OMS”, explica a médica Isabel Felix (@draisabelfelix), diretora da clínica.