A retina é uma das principais estruturas do olho. Ela é transparente, sensível à luz e está localizada na parte posterior do olho. Tem a importante função de captar a luz por meio da córnea, pupila e cristalino, convertê-la em sinais neurais através do nervo óptico e enviar esses sinais para o cérebro a fim de que ele os transforme em reconhecimento visual.

Sintomas
As doenças advindas da retina podem apresentar sintomas em comum como ver manchas flutuantes (conhecidas como moscas volantes), visão turva ou distorcida e defeitos na visão lateral.

Quais são as doenças mais comuns?
1. Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI)
Acontece geralmente depois dos 60 anos e pode causar baixa visão central, dificultando a leitura.
Ela é crônica, ou seja, não há cura. Porém, pode ser controlada através de uma reeducação alimentar com a ingestão de vitaminas e antioxidantes, adotando uma dieta menos gordurosa e rica em legumes e vegetais.
2. Retinopatia Diabética
É quando o diabete está em situação grave, afetando os vasos sanguíneos dos olhos prejudicando, assim, a visão central. A diabetes mellitus é a grande causadora da doença e seu tratamento consiste no controle da glicemia através de dietas e medicamentos.
3. Retinopatia Hipertensiva
Causada pelo descontrole da pressão arterial, há alterações no fundo do olho, pois aumenta a pressão intraocular. Alguns sintomas são dores de cabeça, visão turva ou dupla e aparecimento de manchas escuras no olho. O seu diagnóstico é feito através de uma fundoscopia e o tratamento é realizado através do controle da pressão arterial.
Agora que você já sabe que sua retina é muito importante e deve ser observada, não deixe de fazer o check-up oftalmológico.
Agende sua consulta ou exame pelo site, pelo whatsapp 99032-2970 ou pelo telefone 2494-6656.