No dia 16 de abril, o Governo Federal sancionou a lei nº 13.989/2020, que autoriza a prática da telemedicina para todas as áreas da saúde, enquanto durar a crise provocada pela Covid-19.
Segundo a legislação, a telemedicina é o exercício da medicina mediado por tecnologias com o objetivo de prestar assistência, realizar pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção da saúde. O atendimento é realizado por videoconferência, através de computador ou dispositivos móveis.
Durante o atendimento, o médico deverá informar ao paciente as limitações do uso da telemedicina, pois não será possível a realização de exame físico durante a consulta. Mas o médico poderá prescrever receitas e solicitar exames. O atendimento por telemedicina deverá seguir os mesmos padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial.
O Downtown OftalmoCenter passou a oferecer esse serviço no dia 30 de abril, com toda a segurança e totalmente em linha com a legislação médica. Entendemos que as pessoas precisam cuidar da sua saúde e não podem ficar sem acesso ao atendimento oftalmológico nesse momento difícil da pandemia da Covid-19, quando a principal recomendação das autoridades é o distanciamento social.
O agendamento pode ser feito através do telefone 2494-6656 ou do whatsapp 99032-2970.
Produzimos um FAQ (relação com as perguntas mais frequentes) para esclarecer eventuais dúvidas sobre essa nova modalidade de atendimento do Downtown OftalmoCenter.
Mas, se ainda assim, você tiver dúvidas, pode ligar para os telefones acima.

FAQ

1) O que preciso fazer para ter acesso ao atendimento por telemedicina no Downtown OftalmoCenter?

Entrando em contato pelo telefone (21 2494-6656) ou via whatsapp (21 99032-2970) será possível realizar o agendamento de sua teleconsulta. Após isso, o paciente receberá uma mensagem com um link para acessar na data e horário combinados a sua sala de atendimento. Não é necessário baixar aplicativos ou sites. O sigilo e a segurança estão garantidos e o canal é 100% aderente à legislação vigente e às melhores práticas.

2) Todos os médicos da clínica irão atender pelo novo sistema? Posso escolher o médico da minha preferência?

Não, entretanto, todas as especialidades estarão à disposição dos pacientes via teleatendimento. É possível escolher entre os profissionais disponíveis, são eles:
Dra. Adriana Silva – Oftalmologia Geral
Dra. Isabel Felix – Retina
Dra. Isabelle Manicacci – Oftalmologia Pediátrica
Dr. Michael Bethlem – Oftalmologia Geral e Glaucoma

3) O médico poderá prescrever receitas e solicitar exames?

Sim, através da plataforma, o médico pode prescrever receitas, solicitar exames e emitir atestados usando certificação digital, uma espécie de RG digital, que resguarda o paciente e respalda legalmente o documento emitido.

4) O atendimento pode ser feito tanto pelo computador como por qualquer outro dispositivo móvel?

O paciente só precisa de um dispositivo (computador com câmera, smartphone ou tablet) com acesso à internet. Não precisa baixar aplicativos, criar senhas em sites. Tudo rápido, simples e seguro.

5) Os dados dos pacientes, bem como as gravações das teleconsultas, serão resguardados de que maneira?

A Plataforma DOC atende a altos níveis de segurança e sigilo, resguardando os pacientes e médicos, quanto às normas éticas e técnicas necessárias para a realização de atendimentos dessa natureza. Todas as informações que são trocadas durante o atendimento, são criptografadas (codificadas) do início ao fim e apenas o médico responsável pode acessar os registros históricos, caso seja necessário.