Fique de olho no que é FATO e o que é FAKE sobre o coronavírus

Além da pandemia pelo Coronavírus, estamos vivendo uma epidemia paralela: a das fake news. Para que os nossos clientes não “caiam” nos boatos que têm sido divulgados na internet, o Downtown OftalmoCenter separou algumas notícias consideradas “fake news”. Veja a seguir e fique ligado: 

 

O novo coronavírus não resiste ao calor e à temperatura de 26º ou 27º

É FAKE! O Ministério da Saúde reitera que não é possível afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 26ºC ou 27ºC, uma vez que no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC. 

 

O governo americano fez recomendação para as pessoas rasparem barba ou bigode para melhorar a eficácia de máscaras contra o coronavírus

É FAKE! O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informa que não recomenda nem sequer máscaras faciais ou respiradores para uso público em geral.

 

E o vídeo que diz que álcool gel não funciona como forma de prevenção contra o coronavírus?  

É FAKE! A Anvisa ratifica que “a lavagem de mãos com água e sabão e álcool em gel 70% é o procedimento padrão e mais recomendado na literatura médica para prevenção de infecção não somente pelo coronavírus, mas também por outros agentes patogênicos”.

 

Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus

É FAKE! O Ministério da Saúde informa que “Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”.

Tirou todas as suas dúvidas? Para continuar acompanhando a lista com as principais fake news sobre o novo coronavírus, baixe o novo app “Coronavírus-SUS”, do Ministério da Saúde, disponível na versão Android e IOS e fique por dentro de tudo.