O Glaucoma é um conjunto de doenças oculares em que há algum tipo de dano nos nervos que ligam os olhos ao cérebro. Por isso, a visão da pessoa com glaucoma pode ser afetada.

Em geral, os principais sintomas dessa doença são: dores nos olhos, diminuição do campo de visão, sensibilidade à luz e aparecimento de feixes de luz ao redor e objetos luminosos.

Essa doença é mais comum do que a maioria das pessoas pensa. Aproximadamente 150 mil pessoas são diagnosticadas com glaucoma todos os anos no Brasil e mais de 60 milhões possuem essa enfermidade ao redor do mundo.

Porém, mesmo sendo uma doença muito conhecida, ainda há muitos mitos difundidos em torno da doença. Confira alguns:

• “O glaucoma só atinge pessoas mais velhas”: Mito! Embora a maioria dos casos aconteça em pessoas idosas, crianças, jovens e adultos também podem ter a doença;

-“A pressão do olho elevada pode causar glaucoma”: Verdade! Contudo, esse não é o único fator que pode causa o distúrbio. Fatores como histórico familiar, idade, etnia e outras patologias podem influenciar.

-“Os sintomas do glaucoma são perceptíveis desde o inicio”: Mito! Esta doença se desenvolve de maneira silenciosa, o que pode fazer o diagnóstico ser tardio. Por isso é importante visitar um médico oftalmologista regularmente.

-“O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo”: Verdade! Esta enfermidade pode causar danos irreversíveis à visão de seus portadores.

Como podemos perceber, o glaucoma é uma doença muito séria que pode causar uma série de problemas à visão. Não deixe de se consultar regularmente com o oftalmologista.